quarta-feira, 20 de julho de 2011

SOBRE TECNOLOGIA

Segundo FRÓES : “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...”
JONASSEN (1996) classifica a aprendizagem em:
Aprender a partir da tecnologia (learning from), em que a tecnologia apresenta o conhecimento, e o papel do aluno é receber esse conhecimento, como se ele fosse apresentado pelo próprio professor;
Aprender acerca da tecnologia (learning about), em que a própria tecnologia é objeto de aprendizagem;
Aprender através da tecnologia (learning by), em que o aluno aprende ensinando o computador (programando o computador através de linguagens como BASIC ou o LOGO);
Aprender com a tecnologia (learning with), em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.
A tecnologia vem como uma facilitadora da aprendizagem dentro da sala de aula e, por fazer parte da realidade da maioria dos jovens, também funciona como um atrativo quase que infalível para a realização de atividades desenvolvidas a partir de um projeto integrado ao currículo. (PROFª MELINA)


Atualmente vivemos em um mundo informatizado onde as informações, as mudanças ocorrem com rapidez em todos os setores da sociedade (científico, cultural, tecnológico ou político-econômico). O planeta prepara-se para o trânsito e inserção no mundo globalizado. Como afirmava o filósofo grego, Heráclito, “ no mundo tudo flui, tudo se transforma, pois a essência da vida é a mutabilidade, e não a permanência.” E este mundo tão complexo, exige de nós enquanto educadores uma revisão didático-pedagógica do processo de ensino/aprendizagem.O uso do computador na criação de ambientes de aprendizagem ajuda na construção do conhecimento, apresenta enormes desafios.Primeiro, implica em entender que o computador é uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores. O uso do computador e da internet permite fazer uma ponte entre os conhecimentos historicamente produzidos e organizados em materiais didáticos e os novos a serem construídos pelos alunos em um universo que se bem usado, se torna algo prazeroso. (Profª Marta Lira) 

Nos dias de hoje, tornou-se trivial o comentário de que a tecnologia está presente em todos os lugares, o que certamente seria um exagero. Entretanto, não se pode negar que a informática, de forma mais ou menos agressiva, tem intensificado a sua presença em nossas vidas. Gradualmente, o computador vai tornando-se um aparelho corriqueiro em nosso meio social. Paulatinamente, todas as áreas vão fazendo uso deste instrumento e fatalmente todos terão de aprender a conviver com essas máquinas na vida pessoal assim como também na vida profissional. Segundo Almeida(2000: 79), estudioso do assunto, refere-se ao computador como “uma máquina que possibilita testar idéias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo em que permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre as pessoas.” Sendo, por conseguinte, um equipamento que assume cada vez mais diversas funções. Como ferramenta de trabalho, contribui de forma significativa para uma elevação da produtividade, diminuição de custos e uma otimização da qualidade dos produtos e serviços. Já como ferramenta de entretenimento as suas possibilidades são quase infinitas. (Profª Juliana)

O uso da tecnologia transforma as práticas pedagógicas existentes na escola, pois cada professor tem de descobrir como e quando utilizar o recurso.
A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo. Não há nada mais significativo que ver a divulgação de um trabalho, que contou com o nosso empenho e dos nossos alunos, permitindo que todos aprendam uns com os outros a partir de trocas de experiências.
Segundo Ausubel (1982), a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.(Profª Rosiley)
SOBRE O CURSO:
Até o momento estou muito satisfeita com o curso. E o aspecto que achei mais importante e produtivo deste momento foi a interação e trocas de experiências e idéias entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Estou com muita vontade de por em prática o que esboçamos até o momento, ver as possibilidades e realidades do que foi estudado. Acredito que os projetos vêm para nos ajudar e auxiliar o processo ensino-aprendizagem nas escolas, tendo o professor que estar cada vez mais atento as tecnologias novas e, trazer para seu planejamento, de maneira que possa contribuir efetivamente para com seus alunos e, tomar muito cuidado, para não se tornar apenas uma tecnologia sem direcionamento. (Profª Camila)

 

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