quarta-feira, 20 de julho de 2011

SOBRE CURRÍCULO...

Analisando a questão como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de tecnologias nas atividades de sala de aula, concluí que tem evoluído muito nos últimos anos e isto influencia, sem dúvida, o ensino e a prática e que currículo é um conjunto de experiências de aprendizagem, processo intencional e prático no qual os principais atores, são os professores e os alunos. “O currículo transforma e é transformador” e que, portanto, os computadores, a internet entre outras tecnologias vieram para contribuir de forma positiva e dinâmica. Métodos, conteúdos, estratégias, tempos para atividades disciplinares, o resgate da ética, da diversidade, atitude, comprometimento, engajamento dos valores a serem vividos, a internet e o computador só vieram agregar uma variedade de possibilidades, mas para isso, é óbvio, o professor tem que se dispor arduamente a acompanhar a evolução das tecnologias com persistência, planejamento e espírito inovador. É preciso criar situações educativas que promovam o pensamento científico e o desenvolvimento de valores da vida democrática. O desenvolvimento do currículo por meio de projetos favorece a aproximação entre escola e a realidade do aluno, pois envolve a pesquisa – aonde o uso das tecnologias vem facilitar essas pesquisas - sobre algo significativo para o aluno, como a busca de respostas às situações problemas emergentes no cotidiano educativo. O educador espanhol Fernando Hernandez defende a ideia da reorganização do currículo por projetos de trabalho, os quais partem de uma dúvida inicial, uma curiosidade ou uma inquietação que leve a uma investigação em busca de respostas. No desenvolvimento dos alunos também notei como eles usam os recursos computacionais em geral, qual o seu o nível de conhecimento, como tem sido feita a abordagem e quais as estratégias para superar as dificuldades no manuseio das tecnologias.(Profº Gerson)


Vivemos em um mundo globalizado, cuja tecnologia está presente nas nossas vidas. Assim, a informática deve estar inserida ao currículo escolar com o objetivo de fortalecer o processo educativo e, consequentemente, a promoção para uma sociedade digitalizada democrática. Assim, o currículo escolar, os projetos pedagógicos e as e as novas tecnologias devem dar novas oportunidades ao aluno de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades, valores e princípios, facilitar o processo de ensino e aprendizagem, complementar os conteúdos, enfim, visar o desenvolvimento integral do indivíduo. E nós como professores buscar esses desafios para aplicarmos de formas prazerosas aos nossos alunos. (Profª Maria Ednéia)


Pude observar que vem a ser um instrumento importante possibilitando alcançar os objetivos educacionais, olhando o estudante como um todo em seu desenvolvimento, desde os interesses, necessidades, potencialidades e conhecimentos ao mesmo passo em que a escola se preocupa com sua diversidade pedagógica e busca adequar com os avanços tecnológicos, não precisando desfazer das práticas até hoje desenvolvidas que deram certo e dão certo pois não precisam ser abandonadas, mas aprimoradas, e todos os meios tecnológicos facilitam este desenvolvimento e envolve a integração de outras disciplinas e assuntos abordados na instituição escolar. (Profª Silvia Helena)

SOBRE O CURSO:
Só tenho coisas boas para relatar sobre o curso. Há uma interação muito boa entre os cursistas, os encontros não são cansativos e as apresentações são muito criativas. Todo conteúdo estudado até agora foi muito bem explicado e trabalhado, tornando o entendimento muito mais fácil e agradável. Está sendo uma ótima experiência, tanto pela aquisição de conhecimento sobre o tema, quanto pela interação do grupo. Enfim, o curso, já deu indícios de que será um trabalho bem sucedido até  seu final. (Profª Melina Albuquerque)

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