quarta-feira, 20 de julho de 2011

O PENSAMENTO DOS CURSITAS...

Realmente chegamos à etapa de nossas vidas, onde não podemos estar desagregados dos rumos que a humanidade chegou, os  avanços nas áreas tecnológicas leva consigo todos os anseios de conhecer cada vez mais, e nós professores temos um papel crucial nessa jornada, pois na escola seremos mediador desses saberes, que nos chegam tão rápido e de várias maneiras, como orientar    os alunos que já tem certo conhecimento, adquiridos através das mídias.
A professora Lea Fagundes, em sua entrevista a revista escola, faz um comentário muito importante.
“O caminho mais curto e eficaz para introduzir nossas escolas no mundo conectado passa pela curiosidade, pelo intercâmbio de idéias e pela cooperação mútua entre todos os agentes envolvidos no processo. Sem receitas preestabelecidas e os ranços da velha estrutura hierárquica que rege as relações entre professores e estudantes”.
Esse pensamento vai à frente de toda e qualquer idéia primária de currículo, e nos conduz a necessidade de não parar, mas sempre buscar. No entanto para isso, é preciso que o sistema em que estamos nos oportunize a cada momento, para  irmos em busca desse saber. (Profª Adenise)

A articulação de saberes exige do professor uma nova postura, o comprometimento e o desejo pela busca, pelo aprender a aprender e pelo desenvolvimento de competências, as quais poderão favorecer a reconstrução da sua prática pedagógica. É preciso construir sua prática pedagógica voltada para a articulação das áreas de conhecimento e da tecnologia.
Baseado nesse pensamento me vejo dentro desse contexto, buscando aprender para ensinar e para alcançar o aprendizado conto com o apoio da instituição com profissional qualificado. (Profª Marta Rosa)


A utilização das TICs em sala de aula traz para nossos alunos muitos caminhos a percorrer e para isso é preciso a presença do professor, pois é ele quem vai dinamizar todo este novo processo de ensino-aprendizagem por intermédio dessas ferramentas, explorando-as ao máximo com criatividade.
Segundo VALENTE (1993:06) a mudança da função do computador como meio educacional acontece juntamente com um questionamento da função da escola e do papel do professor. A verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem. Isso significa que o professor precisa deixar de ser o repassador de conhecimento – o computador pode fazer isso e o faz tão eficiente quanto professor – e passar a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno. (Profª Rosiley)

O uso das tecnologias na educação é uma conquista diária e ao mesmo tempo são momentos de descobertas e novas experiências. Se fosse algo já pronto não teríamos o mesmo entusiasmo. Portanto temos que buscar estes novos saberes incansavelmente. (Profº Jurandir)

SOBRE O CURSO:
Através das atividades propostas pude aprimorar minhas habilidades no que se relaciona na construção de projetos e também na manipulação das ferramentas digitais. A troca de experiências com os colegas possibilitou um intercâmbio de idéias, sendo assim um olhar diferente no que se refere às temáticas aplicadas. Outro ponto bastante positivo foi o compromisso e entrega de todos os envolvidos com o curso, demonstrando que estão procurando a educação continuada, e assim oferecer um ensino de qualidade ao seu público alvo. (Profº Reginaldo)

Um comentário:

  1. Quero parabenizar a tutora Roseli e toda a equipe escolar por essa iniciativa de criar um blog para registrar os projetos e trabalhos realizados no curso Elaboração de Projetos, isto nos mostra o quanto vocês levaram a sério este curso.
    Os blogs educacionais são vistos por Glogoff (2005) como uma ferramenta instrucional centrada na aprendizagem. Como atividade centrada nos alunos, os blogs permitem a eles construir capacidade de atuarem tanto individualmente como em grupo, atributos que hoje são reconhecidos como importantes, essenciais para as pessoas na sociedade contemporânea.

    Prof.ª Mercedes C. Sampaio Goulart

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